A expertise de transportar produtos farmacêuticos 

Rastreie sua mercadoria

A expertise de transportar produtos farmacêuticos 

O transporte de medicamentos é algo fundamental para a sociedade. Por isso, o cuidado com eles é maior do que com outras cargas, mas nem todas as transportadoras possuem autorização para fazer esse tipo de transporte. A MMA Cargas possui essa autorização. Entenda sobre como funciona essa logística

Por que o transporte deve ser diferente?

Medicamentos são muito importantes para a saúde da população. Afinal, existem pessoas que só conseguem viver bem com remédios. Então, para não danificar ou estragar é preciso fazer a entrega com a maior cautela. Eles precisam de um ambiente adequado para serem conservados. Para isso, é preciso levar em consideração alguns aspectos, por exemplo:

·       Luminosidade;

·       Umidade e temperatura.

Cada medicamento precisa de um ambiente diferente para transporte. Por isso, é preciso se atentar bastante às especificações. Caso contrário, pode danificar o remédio e quem faz uso dele não vai ter o acesso.

O que é preciso para transportar medicamentos? 

Antes de qualquer coisa, para que uma empresa possa realizar o transporte de medicamentos, é necessário obter um AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa). Essa autorização é cedida pela ANVISA e declara que a empresa pode transportar medicamentos comuns – ou seja, aqueles que não contêm substâncias de controle especial.

Já para as transportadoras que trabalham com medicamentos de controle especial, é necessário um AE (Autorização Especial), além do acompanhamento de um farmacêutico.

É necessária também a criação de um Manual de Boas Práticas de Transporte. Esse material deve seguir as diretrizes de boas práticas e incluir informações sobre os processos internos da transportadora como macro fluxo de trabalho, manuseio, armazenamento e controle de temperatura e umidade. As informações contidas nesse manual, bem como os processos internos da transportadora, devem estar de acordo com as normas e a legislação vigentes.

Um farmacêutico deve estar na equipe

Essa regra foi feita pelo Conselho Federal de Farmácia. Então, é obrigatório que um profissional da farmácia controle a distribuição.

O farmacêutico tem diversas tarefas diferentes para garantir o cuidado com os medicamentos. Por isso, o trabalho do profissional inclui:

·       Verificar se a empresa cumpre a legislação sanitária;

·       Fazer rotinas para limpar os veículos e controlar as condições do ambiente;

·       Certificar-se do registro dos medicamentos e da empresa autorizada;

·       Treinar os trabalhadores que fazem parte do transporte;

·       Impedir ou aprovar o transporte.

Ele garante que tudo seja feito de acordo com a lei. Assim, há uma maior confiança na hora de transportar os produtos.

Ter veículos e embalagens adequados

Alguns remédios podem mudar de acordo com o ambiente em que estão. Ou seja, talvez aconteça de estragar, como dissemos anteriormente. Os veículos que vão transportar os medicamentos devem ter as condições adequadas.

É importante estar atento às embalagens e o veículo deve ser capaz de manter a temperatura adequada quando necessário. O transporte deve estar limpo para não infectar os produtos. Por isso, é preciso conferir se está tudo de acordo.

Ter uma boa gestão de estoque

A aprovação do transporte pode demorar algum tempo. Às vezes, a empresa precisa armazenar os medicamentos até que a autorização aconteça. Então, é necessário saber como fazer a gestão deles.

É preciso isolar os remédios em ambientes adequados que nem todo mundo pode ter acesso. Afinal, são muito importantes e precisam de especialistas que saibam o que estão fazendo ao manusear.

Além disso, a empresa precisa ter controle do que entra e o que sai. No fim, saber se a carga toda chegou no destino final é muito importante. Por isso, marcar a  entrada e saída dos medicamentos é o ideal.

Gostou das informações e quer saber mais sobre a MMA Cargas Expressas? 

Navegue pelo nosso site, Instagram, Facebook, LinkedIn ou Twitter

Se quiser nos contratar para realizar as entregas da sua empresa, entre em contato com nosso departamento comercial através do telefone (27) 3089-4600 ou envie uma mensagem para o e-mail: comercial.es@mmacargas.com.br
Para fazer parte do time da MMA Cargas Expressas você pode cadastrar seu currículo em nosso banco enviando um e-mail para dpessoal@mmacargas.com.br (*Atenção! A MMA nunca cobra taxa de inscrição para os candidatos às vagas). 

Deixe seu comentário

Rastreie sua mercadoria