Logística e suas atuações: conheça as principais áreas

Rastreie sua mercadoria

Logística e suas atuações: conheça as principais áreas

Logística é um conjunto de métodos e meios que entregam o produto certo, no lugar correto, dentro do prazo, gerenciando o fluxo do produto do ponto de fornecimento ao ponto de entrega. Ela envolve habilidades de raciocínio e lógica e pode ser encontrada em um mix de profissões, como engenharias, marketing, economia, estatística e recursos humanos. O objetivo é satisfazer o desejo do consumidor no menor prazo possível.

Com o passar do tempo, o setor foi se tornando muito abrangente, dividindo-se em subáreas de atuação e dando mais opções aos profissionais que buscam atuar nesse segmento e às empresas que almejam ampliar sua atuação:

Embalagem e armazenamento

Profissional responsável pela otimização do espaço de armazenamento na empresa. Ou seja, tudo deve estar funcional, de acordo com as dimensões, o peso e a saída das mercadorias. Algumas empresas ainda cuidam da embalagem dos produtos;

Transporte

Profissional responsável pelo período que a carga fica em trânsito, com o planejamento da rota, carga e descarga da mercadoria, documentações necessárias e minimização das perdas;

Pedidos

Profissional que equilibra os interesses do cliente com as entregas da transportadora, muitas vezes tendo que mediar conflitos e encontrar soluções para evitar frustrações na experiência;

Estoque e planejamento

Profissionais que cuidam da demanda da mercadoria, para que não sobrem no estoque nem faltem nas prateleiras, fazendo uso da estatística.

Gestão da frota

Área presente em empresas que possuem frota própria. O profissional precisa cuidar dos carros e caminhões para garantir desempenho e resultado na distribuição e entrega, além de arcar com a manutenção, controle de emissão de poluentes e boas práticas ambientais.

Supply chain management:

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um olhar para os processos externos, como os parceiros de negócios (fornecedores e transportadoras). Em outras palavras, cabe ao profissional garantir a sinergia entre as partes envolvidas para tornar o grupo mais eficiente, mesmo que não esteja debaixo do “guarda-chuva” da empresa.

Sendo assim, conforme mostrado, essas são algumas das áreas que uma empresa deve se preocupar no contexto de entrega do seu produto. A vantagem é que há empresas de logística especializada que oferecem serviços que diminuem a preocupação em relação a esses itens citados. Visto que são ótimas alternativas para expandir o negócio em rentabilidade, mas mantendo uma estrutura enxuta da organização.

Gostou das informações e quer saber mais sobre a MMA Cargas Expressas? 

Navegue pelo nosso site, Instagram, Facebook, LinkedIn ou Twitter. Se quiser nos contratar para realizar as entregas da sua empresa, entre em contato com nosso departamento comercial através do telefone (27) 3089-4600 ou envie uma mensagem para o e-mail: comercial.es@mmacargas.com.br 

Para fazer parte do time da MMA Cargas Expressas você pode cadastrar seu currículo em nosso banco enviando um e-mail para dpessoal@mmacargas.com.br (*Atenção! A MMA nunca cobra taxa de inscrição para os candidatos às vagas).

Deixe seu comentário

Rastreie sua mercadoria