Transporte e logística não são a mesma coisa: entenda as diferenças

Rastreie sua mercadoria

Transporte e logística não são a mesma coisa: entenda as diferenças

Transporte e logística são assuntos que estão em pauta no mundo moderno e globalizado. As áreas de transporte e logística estão sendo cada vez mais exigidas nos dias de hoje porque as compras online aumentaram consideravelmente, fazendo com que grandes redes varejistas também se tornassem marketplaces, oferecendo um amplo mix de produtos aos consumidores – de eletrodomésticos a itens alimentícios que precisam ser entregues aos consumidores dentros dos prazos e com segurança.

Essa demanda fez crescer ainda mais as responsabilidades e exigências sobre estes setores, que precisam buscar soluções para terem uma gestão mais eficiente no dia a dia e muitas pessoas confundem logística com transporte, e não são a mesma coisa.

Logística é diferente de transporte

A logística geralmente é confundida com transporte, talvez pelo fato das operações de distribuição estarem mais expostas à visibilidade e aprovação ou não dos consumidores, um caminhão circulando pelas ruas, avenidas ou rodovias com descrições do tipo Just in time, logística ou até mesmo logística integrada leva as pessoas a classificarem apenas como transportadores.

O transporte é uma parte importante, mas para que ele aconteça, nos bastidores há uma equipe preocupada com a sua perfeita sincronização, pois diversos locais de saídas e mais ainda de entrada dessas mercadorias devem ser bem planejadas e tudo isso tem um propósito, atender as necessidades dos clientes.

Então vamos entender :

  • Transporte: Substantivo masculino que identifica carros, automóveis e, principalmente, a ação de transportar. Sendo “transportar” o verbo que se refere a levar algo ou alguém de um local para outro;
  • Logística: Planejamento e organização de mecanismos e recursos para viabilizar uma atividade ou acontecimento.

Seja de que maneira for efetuada a compra de uma mercadoria, por parte da logística entendemos ser necessária a aquisição de matéria prima e o consequente transporte até a fábrica para a transformação, após o trabalho de transformação mais uma vez o transporte entra em cena para levar até os pontos de vendas atacadista ou varejista o produto já em condições de uso, isso por si só já é complexo, e se pensarmos num montante superior a uma dezena de produtos com cores e especificações diferentes teríamos a dimensão do quanto tudo deve estar em sintonia.

A logística é macro

Logística trata questões relacionadas ao gerenciamento dos meios de abastecimento de matérias primas para o processo de transformação nas indústrias, armazenagem tanto desses insumos como dos produtos acabados além da movimentação interna na planta de forma coordenada visando atender as necessidades de cada processo produtivo, distribuição física das mercadorias desde a planta até o local de requisição do cliente, usando sempre ferramentas tecnológicas de controle.

Transporte e Logística se complementam? 

No meio empresarial, transporte é a forma como indústrias, agronegócios e empresas fazem a entrega de suas mercadorias aos compradores.

A logística é a parte estratégica que administra desde a compra e o abastecimento de matérias-primas para a indústria, acompanhando a fabricação junto ao gestor de produção industrial, para auxiliar no atendimento da demanda.

Os responsáveis pela logística organizam a saída dos produtos da indústria, definindo o modal de transporte ideal para cada produto considerando a necessidade de prazo, rastreando os itens até a entrega aos revendedores (atacadistas ou varejistas) ou ao consumidor.

Na indústria, a logística também é quem organiza como deverá ser feita a armazenagem das matérias-primas, tanto no estoque antes da fabricação do produto final quanto da mercadoria já pronta para a distribuição.

Gostou das informações e quer saber mais sobre a MMA Cargas Expressas? 

Navegue pelo nosso site, Instagram, Facebook, LinkedIn ou Twitter

Se quiser nos contratar para realizar as entregas da sua empresa, entre em contato com nosso departamento comercial através do telefone (27) 3089-4600 ou envie uma mensagem para o e-mail: [email protected]
Para fazer parte do time da MMA Cargas Expressas você pode cadastrar seu currículo em nosso banco enviando um e-mail para [email protected] (*Atenção! A MMA nunca cobra taxa de inscrição para os candidatos às vagas). 

Deixe seu comentário

Rastreie sua mercadoria