Como ser um bom profissional de logística: conheça as características de quem trabalha no setor

Rastreie sua mercadoria

Como ser um bom profissional de logística: conheça as características de quem trabalha no setor

O setor de logística enfrenta muitas mudanças constantemente e ter profissionais de Logística qualificados para lidar com essas inúmeras transformações que ocorrem no setor é um diferencial que as empresas podem ofertar. A qualificação profissional conta muito para o melhor atendimento das necessidades de seus clientes. A MMA Cargas se preocupa em recrutar e capacitar os profissionais que exercem essa importante função na empresa.

Comprometimento e responsabilidade

É fundamental que o indivíduo desenvolva determinadas competências, se mantendo competitivo. Ele precisa, por exemplo, ter um bom relacionamento interpessoal, ser multifuncional, além de demonstrar comprometimento e dinamismo com as responsabilidades da profissão.

O setor de Logística é responsável por monitorar o fluxo de transporte de produtos e todas as informações relacionadas às mercadorias, como pedidos, quantidade, estoque, entre outros. Sendo assim, o colaborador do ramo deve encontrar e oferecer as melhores soluções para que os objetos cheguem ao destino com rapidez, eficiência, segurança e, também, com o menor custo possível.

Visão integrada

A atuação vai muito além de lidar com quesitos de armazenagem, distribuição e transporte de mercadorias, ou seja o controle. As empresas demandam  sobretudo que os funcionários tenham uma visão integrada e colaborativa de todos os processos. É preciso ser flexível e ter aptidões na área de exatas, com interesse e habilidade em tecnologia, porque o setor depende da tecnologia para funcionar com mais controle e segurança. O bom profissional de logística deve lidar com temas relacionados, como gerenciamento de projetos, cursos de liderança e gestão de pessoas.

Conheça as principais habilidades  para a carreira de Logística

Já mencionamos que as tecnologias e ferramentas relacionadas ao ramo estão em constante melhoria e adaptação, contribuindo para a implementação de processos que auxiliam a otimizar os resultados das empresas e que aumentam a competitividade dos negócios, assim sendo a atualização em ferramentas tecnológicas são fundamentais. 

A capacidade de atuar em diversas funções utilizando uma boa comunicação é importante A adaptabilidade e a habilidade de trabalhar em equipe também contam muito, mas há algumas características específicas, são elas:

1. Atuação estratégica

O profissional precisa ter pensamento lógico e  uma atuação estratégica. Isso permitirá que ele  elabore táticas efetivas para diferenciar os seus serviços e potencializar a sua performance diante das empresas. A tomada de decisões pautadas sobre estratégias anteriormente delimitadas, permitem o  alcance de resultados mais significativos.

2. Olhar macro da empresa

É fundamental ter um olhar macro de toda a empresa, e não apenas do setor em que atua. É imprescindível conhecer bem o negócio e acompanhar tudo o que acontece na rotina de outros departamentos, uma vez que eles podem impactar e interferir no trabalho de logística da organização. Conhecendo os outros setores ele poderá ter mais facilidade para criar soluções e melhorar os processos.

3. Espírito de liderança

Devido ao fato de que muitos colaboradores logísticos devem atuar intermediando o contato entre os envolvidos no negócio, como empresas terceirizadas, fornecedores, clientes é essencial desenvolver senso de liderança e manter uma boa capacidade relacional com os demais funcionários da equipe.

4. Boa comunicação

A comunicação é outro fator de extrema importância em qualquer atividade relacionada à área da Logística. O funcionário deve saber como se comunicar, trabalhando técnicas de oratória, para ser um verdadeiro líder, tornando-se relevante para a empresa e, ainda, estabelecendo um bom relacionamento com os fornecedores, clientes e demais colegas.

5. Boa capacidade de planejamento

O profissional deve ser dinâmico e contar com uma ótima capacidade de planejamento, sabendo quais são as tarefas prioritárias e o que deve ser deixado para depois, a fim de não prejudicar os processos.

6. Raciocínio lógico

Por fim, contar com conhecimentos na área matemática e ter raciocínio lógico é um enorme diferencial. Quando o funcionário consegue pensar de forma rápida e eficiente, por exemplo, geralmente ele também está apto a tomar melhores decisões em menos tempo e maximizar a eficácia e a qualidade de seu trabalho. Isso colabora, portanto, para que o indivíduo seja mais valorizado diante das lideranças corporativas.

Gostou das informações e quer saber mais sobre a MMA Cargas Expressas? 

Navegue pelo nosso site, Instagram, Facebook, LinkedIn ou Twitter

Se quiser nos contratar para realizar as entregas da sua empresa, entre em contato com nosso departamento comercial através do telefone (27) 3089-4600 ou envie uma mensagem para o e-mail: [email protected]
Para fazer parte do time da MMA Cargas Expressas você pode cadastrar seu currículo em nosso banco enviando um e-mail para [email protected] (*Atenção! A MMA nunca cobra taxa de inscrição para os candidatos às vagas). 

Deixe seu comentário

Rastreie sua mercadoria