Desafios logísticos para o e-commerce nos próximos anos.

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Desafios logísticos para o e-commerce nos próximos anos.

Pode parecer para o cliente que a prateleira da loja virtual é infinita, afinal, é só ir adicionando mais e mais produtos no site. Com um clique e alguns dias, a mercadoria chega em casa; muitas vezes pode ser retirada num centro de distribuição ao lado. É como mágica. É simples, fácil e rápido. E, de fato, tem que ser. O consumidor moderno não espera nada menos do que isso. 

O desafio maior, claro, fica para as empresas e os profissionais que precisam pensar no espaço real desses produtos, armazenamento, organização, estoque, carga e descarga, transporte, entre outros inúmeros processos logísticos e problemas que não podem acontecer no caminho. Este desafio teve ainda um aumento expressivo após a pandemia de coronavírus no mundo. Segundo o site Ecommerce Brasil, entre 2020 e 2021, 40% das compras foram feitas no digital e 78% dos consumidores brasileiros afirmaram que não pretendem diminuir este hábito. 

E o que aconteceu?

Então foi preciso expandir, se reorganizar, repensar processos, ferramentas e fornecedores. Tudo para atender a alta demanda e um consumidor cada vez mais exigente e imediatista. A experiência mais requerida pelo imaginário do cliente passa a ser comprar no conforto de casa,  mas com a rapidez de ir à lojinha ao lado e voltar com o produto para casa, de preferência com frete grátis. Nem para os grandes marketplaces foi uma tarefa fácil! 

Ao que tudo indica esse comportamento veio para ficar – para você e para os seus concorrentes! Então, é preciso estar atento e empenhado em acompanhar as novas exigências e fazer o melhor que você puder dentro dessas novas realidades.

E sobre o que é preciso estar atento em relação aos desafios logísticos para o e-commerce nos próximos anos? 

  1. Relacionamento ágil e humanizado

A nova era é de fluidez e rapidez. O consumidor quer respostas rápidas e em suas ferramentas preferidas. Quer tirar suas dúvidas por WhatsApp, Facebook, Instagram, telefone etc. Além disso, não tem tolerado mais as respostas prontas e repetitivas de robôs que muitas vezes não dão as soluções e respostas procuradas. 

A Revista Mundo Logística afirma que, segundo estudo da consultoria Forrester, 74% dos clientes consideram essenciais fatores como conveniência, facilidade e disponibilidade de opções na hora da compra e consideram fundamental a existência de múltiplos canais para tornar a experiência satisfatória.

  1. Multicanais

De uma coisa todo mundo já está cansado de saber: o futuro do varejo é multicanal. É isso mesmo! Omnichannel e multicanalidade devem estar no planejamento de quem vende seus produtos. Mas, fique atento, segundo o site Reclame Aqui, “a escolha dos canais vai depender exclusivamente do comportamento do seu nicho. Por isso,  é necessário estruturar uma pesquisa de persona para causar sinergia nos canais”

  1. Poucos cliques

Falando em facilidade e agilidade, o consumidor também cansou de formulários e processos infinitos para comprar ou consultar o status do pedido. “Buy-with-1-click” já é realidade faz algum tempo, mas isso precisa se expandir para tudo. Informações precisam ser facilmente encontradas ou solicitadas,se possível, com um clique. 

  1. Inteligência artificial cada vez mais apurada

Principalmente os dois primeiros tópicos se relacionam com a adesão às novas tecnologias, principalmente à inteligência artificial. Grandes marketplaces, e-commerces ou lojas virtuais não conseguem lidar com uma demanda expressiva, com qualidade e tempo hábil, sem apoio da tecnologia. 

  1. Entrega rápida e sem atrasos

Segundo uma pesquisa da Consumer Insights, conduzida pela Outbrain, hoje mais de 50% dos consumidores deixam de comprar em algum lugar pela velocidade da entrega. Os seus clientes vão comparar muitas informações antes de comprar com você ou o concorrente, uma delas será a velocidade que terão os produtos em mãos. Por isso, contar com uma transportadora séria e com boa reputação como a MMA Cargas Expressas, pode fazer toda a diferença! 

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