A inteligência logística é um fator competitivo para as transportadoras. Você sabe que vantagens a prática desta filosofia pode proporcionar para as empresas de logísticas e para seus clientes?

A inteligência logística como fator de competitividade para as transportadoras

Rastreie sua mercadoria

A inteligência logística como fator de competitividade para as transportadoras

A inteligência logística como fator de competitividade para as transportadoras

O segredo do sucesso de muitas empresas é a inteligência logística. Esse é um grande diferencial capaz de impulsionar de forma significativa os resultados. No mundo contemporâneo a concorrência é acirrada e os serviços convencionais perdem espaço para aqueles que se estruturam sob uma gestão inteligente e focada na melhoria contínua. 

Mas afinal, o que é Inteligência Logística?

É o conjunto de habilidades, ferramentas e estratégias implementadas por uma empresa para agilizar a resposta causada pela interação de clientes. Abrange o fluxograma do setor logístico da empresa, o ambiente interno, através da gestão de estoque e distribuição, até a capacitação do capital humano, contratação de tecnologias adicionais e gestão de parceiros que inclui a contratação de transportadora.

A inteligência logística precisa se iniciar no processo de compra de um produto em uma loja virtual, passa pelo armazenamento de estoque, na separação do produto, na embalagem até o envio do produto para o cliente final. A adoção dessa prática é crucial tanto para os empresários quanto para os parceiros de negócios. 

Qual a importância de se utilizar a inteligência logística?

O objetivo principal do uso da inteligência logística é aumentar a eficiência do setor, enxugar os gastos e diminuir a ocorrência de problemas no processo de entrega. Quanto mais fluido o caminho da carga entre origem e destino, melhor para todos os envolvidos. O foco é a produtividade e a eficiência: diminuir o tempo de inatividade e os obstáculos enfrentados durante o percurso da entrega, maximiza o tempo de execução trazendo vantagens competitivas e proporcionada por uma integração de excelência que leva em consideração as diferentes realidades. 

É uma mudança da visão estratégica do negócio, não somente o compartilhamento correto de informação e integração das atividades, é um processo de gestão que inclui planejamentos mais concretos e acompanhamento de resultados.

É baseada nessa filosofia de mudança que a empresa vai utilizando as espertezas de recursos e criando esses planejamentos eficazes que são reconhecidos como um diferencial competitivo, por isso que a inteligência logística se torna tão importante.

Que benefícios e diferenciais o processo de inteligência logística no setor de transporte oferece?

Muitos benefícios são alcançados quando se implementa a logística inteligente. Otimizando as ferramentas já existentes no segmento transporte de cargas os principais benefícios para a operação são: 

  • Maior agilidade nas entregas;
  • Redução de custos;
  • Otimização do processo logístico;
  • Integração facilitada;
  • Maior capacidade de atendimento do consumidor;
  • Estreitamento na relação com fornecedores e clientes;
  • Melhor prevenção de ameaças;
  • Ganho de participação no mercado.

Os principais diferenciais são:

Rotas e rotina otimizadas

O uso de dados e informações seguras proporcionam a criação de planejamento com  rotas e rotinas eficientes e otimizadas que terão como resultado entregas mais eficientes e dentro do prazo. 

Comunicação eficiente e transparente

Investir na melhoria da comunicação interna e externa dentro do conceito de inteligência logística diminui as falhas de informação, a linguagem confusa, a falta de clareza e as mensagens contraditórias e conflitantes.

No setor logístico, uma comunicação transparente também abrange uma interação direta com o cliente, com compartilhamento de informações sobre o andamento dos serviços e a resolução de eventuais dificuldades.

Organização e Produtividade

A Organização tem uma relação direta com a produtividade. Não apenas a organização ligada a bagunça física, tangível, mas aos processos que precisam ser executados de forma rigorosa para que o cumprimento de contratos seja efetivo. 

O cliente consciente do que pode cobrar das empresas, atento, passa a acompanhar os serviços prestados para garantir que sejam condizentes com suas expectativas. A organização é um fator fundamental.

Relacionamento com cliente

Atender às necessidades do cliente e manter um relacionamento bom é fundamental. O cliente tem um papel importante nas etapas do processo logístico e sua satisfação auxiliará na construção de um relacionamento duradouro baseado na honestidade, na transparência e na eficiência da empresa que trabalha com inteligência logística. 

Redução de custos

A otimização das rotas de entregas, manter uma comunicação transparente e direta com o cliente e preservar a organização empresarial certamente resultará na redução dos custos. Quanto mais assertiva a execução de processos, menos gastos você terá com retrabalhos ou resolução de problemas. Essa é a forma que a gestão inteligente funciona. Essas vantagens convertem-se em aumento de lucros para o seu negócio, e abertura de novos mercados.

O que melhora com a logística inteligente na área de transporte?

Essa vantagem competitiva torna o transporte de mercadorias em um processo mais rápido, eficiente e barato, mesmo que o retorno de investimento venha a longo prazo. A mudança contempla um planejamento da ação e investimento de recursos e tempo para realizar essa implementação.

Gostou das informações e quer saber mais sobre a MMA Cargas Expressas? 

Navegue pelo nosso site, Instagram, Facebook, LinkedIn ou Twitter

Se quiser nos contratar para realizar as entregas da sua empresa, entre em contato com nosso departamento comercial através do telefone (27) 3089-4600 ou envie uma mensagem para o e-mail: comercial.es@mmacargas.com.br

Para fazer parte do time da MMA Cargas Expressas você pode cadastrar seu currículo em nosso banco enviando um e-mail para dpessoal@mmacargas.com.br (*Atenção! A MMA nunca cobra taxa de inscrição para os candidatos às vagas). 

Deixe seu comentário

Rastreie sua mercadoria